No mais recente boletim epidemiológico, divulgado até o momento, a cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, registra um total de 5.302 casos confirmados da doença, com ainda 940 notificações em análise. Desde o início do monitoramento, o município acumula 6.578 notificações, das quais 336 resultaram negativas para a doença.
É importante ressaltar que Santa Rosa atualmente lidera o ranking estadual com o maior número de casos da doença. Infelizmente, o município também lamenta a perda de quatro vidas devido à doença, incluindo o óbito mais recente de uma jovem de apenas 23 anos.
Em resposta à situação crítica, o prefeito Anderson Mantei emitiu um decreto na quinta-feira (28/03), declarando Santa Rosa em estado de emergência devido à dengue, com vigência inicial de 45 dias, podendo ser estendido conforme necessário. Além disso, em colaboração com o Hospital Vida & Saúde, foi estabelecido um novo local para atendimento de casos relacionados à doença: o Ambulatório da Unidade Dom Bosco, o qual está operando ininterruptamente, 24 horas por dia.
Essas medidas visam fortalecer a capacidade de resposta da cidade diante da crescente preocupação com a propagação da dengue e garantir que os pacientes recebam o atendimento médico necessário. A comunidade é instada a permanecer vigilante e adotar medidas preventivas para ajudar a controlar a disseminação da doença.